A facilidade de marcar consultas no Sistema Nacional de Saúde (SNS) tem vindo a aumentar graças às diversas opções digitais disponíveis. Hoje, através do Portal SNS 24, agendar uma consulta médica é mais acessível e permite evitar deslocações desnecessárias e longos tempos de espera. Neste artigo, explicamos como pode agendar uma consulta e que outras funcionalidades do Portal SNS 24 pode explorar.
Como marcar uma consulta no Portal SNS 24: passo a passo
- Inicie sessão na Área do Pessoal no Portal do SNS 24
- Faça login com um dos métodos de autenticação disponíveis (Chave Móvel Digital, Cartão de Cidadão ou Número de Utente de Saúde)
- No menu, selecione “Preciso de” e, de seguida, escolha “Consultas para mim” e “Marcação de consultas”
- Selecione o tipo de consulta pretendida (entre das várias opções disponíveis)
- Defina a disponibilidade horária ou escolha próximo horário livre.
Caso pretenda marcar consultas para outra pessoa
- Aceda à Área do Pessoal no Portal do SNS 24
- Faça login com os mesmos métodos de autenticação mencionados anteriormente
- No menu, escolha a opção “Preciso de consultas para outros”
- Preencha os dados da pessoa (Número de Utente, nome completo e data de nascimento)
- Escolha o “Primeiro horário disponível” ou “Escolher o período de marcação”.
Como marcar uma consulta no Centro de Saúde
Quem preferir pode dirigir-se presencialmente ao Centro de Saúde onde está inscrito e marcar uma consulta, sendo necessário apresentar o Número de Utente do SNS (seu ou da pessoa para quem vai marcar a consulta).
Pode, ainda, optar por marcar a consulta por telefone. Para tal, contacte o Centro de Saúde onde está inscrito e indique o Número de Utente. Se não souber qual o centro em que está inscrito, ligue para a linha do SNS 24: 808 24 24 24. Isto revela-se útil para quem não tem acesso digital ou prefere marcar a consulta de forma tradicional.
Que consultas posso marcar no Centro de Saúde?
O SNS permite que os utentes agendem vários tipos de consultas, seja pelo portal, presencialmente ou por chamada.
- Consulta de medicina geral e familiar: para consultas de rotina ou acompanhamento regular
- Consultas de enfermagem: para tratamentos, como a administração de vacinas ou medicação
- Planeamento familiar, saúde materna, saúde infantil e saúde adulta: áreas importantes para quem precisa de um acompanhamento especializado
- Teleconsulta: em alguns casos, é possível realizar uma consulta à distância, dependendo da avaliação prévia do médico.
Atenção: as consultas de urgência não podem ser marcadas online. Para estas, deve deslocar-se ao hospital ou recorrer à linha do SNS 24 (808 24 24 24) para orientação sobre a unidade de saúde mais próxima.
Considera-se que um agregado familiar está em situação de insuficiência económica se o rendimento médio mensal, dividido pelo número de membros responsáveis pelo sustento do agregado, não ultrapassar os 763,89 euros. Este valor, que pode variar anualmente, corresponde a 1,5 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS), que, em 2024, é de 509,26 euros.
Adicionalmente, pessoas desempregadas inscritas no Centro de Emprego, assim como o respetivo cônjuge e dependentes, são também reconhecidos como estando em situação de insuficiência económica.
Outras funcionalidades disponíveis no Portal e App SNS 24
Além da marcação de consultas, o portal SNS 24 e a app oferecem diversas funcionalidades úteis:
- Renovação de medicação crónica
- Acesso ao boletim de vacinas
- Histórico de saúde e exames
- Consulta de receitas médicas
- Acesso à autodeclaração de doença
- Pedido de isenção de taxas moderadoras.
Quanto custa uma consulta no Centro de Saúde?
As consultas no SNS são, em muitos casos, gratuitas ou sujeitas a taxas reduzidas. Verifique sempre se a isenção de taxas moderadoras é aplicável à sua situação.
Se não estiver inscrito num Centro de Saúde
Para marcar consultas no Sistema Nacional de Saúde (SNS), é imprescindível que o utente esteja inscrito num Centro de Saúde. Se ainda não estiver inscrito, poderá fazê-lo facilmente seguindo estes passos:
- Dirija-se ao Centro de Saúde da sua área de residência e apresente o Cartão de Cidadão; Número de Contribuinte e comprovativo de benefícios de saúde (se aplicável)
- Caso esteja a viver temporariamente num concelho diferente, pode solicitar uma inscrição temporária. Essa inscrição suspende a original e será retomada automaticamente após 12 meses. Para mais informações, contacte o Centro de Saúde onde deseja inscrever-se.
Se não souber qual é o Centro de Saúde da sua área de residência, ligue para o SNS 24 Centro de Contacto 808 24 24 24.
Lembre-se: sem a inscrição, não poderá marcar consultas de rotina, exceto em casos de urgência.
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