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Saiba como marcar consultas no SNS online e presencialmente

A facilidade de marcar consultas no Sistema Nacional de Saúde (SNS) tem vindo a aumentar graças às diversas opções digitais disponíveis. Hoje, através do Portal SNS 24, agendar uma consulta médica é mais acessível e permite evitar deslocações desnecessárias e longos tempos de espera. Neste artigo, explicamos como pode agendar uma consulta e que outras funcionalidades do Portal SNS 24 pode explorar.

Como marcar uma consulta no Portal SNS 24: passo a passo

  1. Inicie sessão na Área do Pessoal no Portal do SNS 24
  2. Faça login com um dos métodos de autenticação disponíveis (Chave Móvel Digital, Cartão de Cidadão ou Número de Utente de Saúde)
  3. No menu, selecione “Preciso de” e, de seguida, escolha “Consultas para mim” e “Marcação de consultas”
  4. Selecione o tipo de consulta pretendida (entre das várias opções disponíveis)
  5. Defina a disponibilidade horária ou escolha próximo horário livre.

Caso pretenda marcar consultas para outra pessoa

  1. Aceda à Área do Pessoal no Portal do SNS 24
  2. Faça login com os mesmos métodos de autenticação mencionados anteriormente
  3. No menu, escolha a opção “Preciso de consultas para outros”
  4. Preencha os dados da pessoa (Número de Utente, nome completo e data de nascimento)
  5. Escolha o “Primeiro horário disponível” ou “Escolher o período de marcação”.

Como marcar uma consulta no Centro de Saúde

Quem preferir pode dirigir-se presencialmente ao Centro de Saúde onde está inscrito e marcar uma consulta, sendo necessário apresentar o Número de Utente do SNS (seu ou da pessoa para quem vai marcar a consulta).

 

Pode, ainda, optar por marcar a consulta por telefone. Para tal, contacte o Centro de Saúde onde está inscrito e indique o Número de Utente. Se não souber qual o centro em que está inscrito, ligue para a linha do SNS 24: 808 24 24 24. Isto revela-se útil para quem não tem acesso digital ou prefere marcar a consulta de forma tradicional.

Que consultas posso marcar no Centro de Saúde?

O SNS permite que os utentes agendem vários tipos de consultas, seja pelo portal, presencialmente ou por chamada.

 

  • Consulta de medicina geral e familiar: para consultas de rotina ou acompanhamento regular
  • Consultas de enfermagem: para tratamentos, como a administração de vacinas ou medicação
  • Planeamento familiar, saúde materna, saúde infantil e saúde adulta: áreas importantes para quem precisa de um acompanhamento especializado
  • Teleconsulta: em alguns casos, é possível realizar uma consulta à distância, dependendo da avaliação prévia do médico.

Atenção: as consultas de urgência não podem ser marcadas online. Para estas, deve deslocar-se ao hospital ou recorrer à linha do SNS 24 (808 24 24 24) para orientação sobre a unidade de saúde mais próxima.

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Considera-se que um agregado familiar está em situação de insuficiência económica se o rendimento médio mensal, dividido pelo número de membros responsáveis pelo sustento do agregado, não ultrapassar os 763,89 euros. Este valor, que pode variar anualmente, corresponde a 1,5 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS), que, em 2024, é de 509,26 euros.


Adicionalmente, pessoas desempregadas inscritas no Centro de Emprego, assim como o respetivo cônjuge e dependentes, são também reconhecidos como estando em situação de insuficiência económica.

Outras funcionalidades disponíveis no Portal e App SNS 24

Além da marcação de consultas, o portal SNS 24 e a app oferecem diversas funcionalidades úteis:

  • Renovação de medicação crónica
  • Acesso ao boletim de vacinas
  • Histórico de saúde e exames
  • Consulta de receitas médicas
  • Acesso à autodeclaração de doença
  • Pedido de isenção de taxas moderadoras.

Quanto custa uma consulta no Centro de Saúde?

As consultas no SNS são, em muitos casos, gratuitas ou sujeitas a taxas reduzidas. Verifique sempre se a isenção de taxas moderadoras é aplicável à sua situação.

Se não estiver inscrito num Centro de Saúde

Para marcar consultas no Sistema Nacional de Saúde (SNS), é imprescindível que o utente esteja inscrito num Centro de Saúde. Se ainda não estiver inscrito, poderá fazê-lo facilmente seguindo estes passos:

 

  • Dirija-se ao Centro de Saúde da sua área de residência e apresente o Cartão de Cidadão; Número de Contribuinte e comprovativo de benefícios de saúde (se aplicável)
  • Caso esteja a viver temporariamente num concelho diferente, pode solicitar uma inscrição temporária. Essa inscrição suspende a original e será retomada automaticamente após 12 meses. Para mais informações, contacte o Centro de Saúde onde deseja inscrever-se.

Se não souber qual é o Centro de Saúde da sua área de residência, ligue para o SNS 24 Centro de Contacto 808 24 24 24.

 

Lembre-se: sem a inscrição, não poderá marcar consultas de rotina, exceto em casos de urgência.

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